Nos últimos dias, o Calanguinho tem recebido diversas mensagens de pais e mães aflitos com a demora nas consultas com especialistas como neurologista e fonoaudiólogo em nosso município.
Uma das mensagens que mais chamou atenção foi a de uma mãe que está há três meses aguardando atendimento para o filho com o neuro e a fono. Ela contou que, apesar de entender que a demanda é grande, não recebe nenhuma informação clara sobre quando será atendida — nem quantas crianças ainda estão na frente, nem se a fila está andando.
“A gente fica só esperando, esperando, e nada”, desabafou.
Diante disso, procuramos a Secretaria de Saúde para entender a situação. Segundo a pasta, o principal motivo da demora é o grande acúmulo de pacientes na fila e a dificuldade de contratar mais profissionais, já que há escassez desses especialistas no mercado.
Ainda de acordo com a secretaria, a atual gestão recebeu uma demanda reprimida de atendimentos que vem desde 2023 e se estende até 2024 — o que agravou ainda mais a situação e tornou o tempo de espera maior do que o habitual.
Ou seja, além da demanda alta, há também um problema estrutural que dificulta a ampliação dos atendimentos. Mesmo assim, seguimos acompanhando o caso e cobrando soluções.
Se você também está enfrentando dificuldades com a saúde pública, manda sua história pra gente. O Calanguinho tá de olho — e cobra!